REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

Nise da Silveira inicia exposição com obras do serviço de terapia ocupacional

O Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS) inaugura nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 14h, a exposição ‘As origens do Museu de Imagens do Inconsciente’, que reúne obras de pacientes que têm na arte uma forma de expressão e tratamento. A mostra conta com incentivo da Lei Rouanet.
 
O acervo apresenta a história do Serviço de Terapia Ocupacional da unidade, por meio de trabalhos produzidos nos ateliês de pintura e modelagem. Entre elas, estão as obras feitas por internos no período de 1946 e 1951, e outras inéditas do artista e ex-funcionário do hospital Almir Mavignier, que, junto com a psiquiatra Nise da Silveira, fundou o Ateliê de Pintura, há 65 anos. No lançamento da mostra, haverá ainda a exibição do vídeo ‘Almir Mavignier: Recortes de Memórias’.
A exposição faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual de Campinas, e tem patrocínio da Petrobrás Cultural.
O museu foi criado em 1952 e reúne a maior coleção mundial de obras realizadas por pacientes com diagnóstico de esquizofrenia. Atualmente, são mais de 350 mil, e as principais são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sexta, das 9h às 16h. O IMNS fica na Rua Ramiro Magalhães, nº 521, Engenho de Dentro.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário