A estratégia é parte da iniciativa Outubro Rosa
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil começa a oferecer, dia 17 de outubro, em Bangu, exames de mamografia em uma unidade móvel montada numa carreta. O veículo ficará até o dia 26 na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, que fica na Av. Ribeiro Dantas, 571, e funcionará das 7h30 às 17h. A estratégia é parte da iniciativa Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O atendimento será feito com hora marcada a pacientes com exames e consultas já solicitados nas unidades de saúde municipais. A previsão é de que sejam realizadas, ao todo, 2 mil mamografias nos três bairros. As pacientes que forem diagnosticadas com a doença serão encaminhadas para o tratamento no SUS.
Além da realização dos exames gratuitos de mamografia, serão distribuídos folhetos sobre a importância do autoexame, do acompanhamento regular com médico especializado e do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura da doença. Uma tenda de pré-atendimento, que funcionará junto ao caminhão, ajudará a informar e conscientizar a população.
Considerada a maior carreta de saúde do mundo, com 15 metros de comprimento, a unidade móvel traz dois equipamentos de mamografia e um de ultrassonografia. O veículo já passou por 26 municípios de diversos estados antes de estacionar no Rio de Janeiro. O serviço é oferecido em parceria com a Philips e o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde).
0 comentários:
Postar um comentário