REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

Coordenação da Rede de Estações OTICS-RIO lança hoje a terceira coletânea de Vídeos da Série “Rede de Estações OTICS-RIO apresenta...”


Coordenação da Rede de Estações OTICS-RIO lança hoje a  terceira coletânea de vídeos da Série “Rede  de Estações OTICS-RIO apresenta...”

O conjunto de 12 vídeos do mês de agosto versou sobre o Curso de Formação de Agentes Locais de  Vigilância em Saúde (PROFORMAR-RIO), desenvolvido pela SUBPAV / SMSDC-RJ  em parceria com a EPSJV/Fiocruz.

Veja a sinopse e assista aos vídeos abaixo.

Conheça os outros vídeos da Série em: http://www.youtube.com/smsdcrj

 SINOPSE DOS VÍDEOS DE AGOSTO
 
Temática: Como o Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (PROFORMAR-RIO) mudou a minha vida profissional.

Foco principal: ACEs que fizeram o PROFORMAR-RIO buscando uma formação ampliada como AVS.
 

Estação OTICS-RIO AP 1.0 – OTICS-RIO Tijuca apoiando a AP 1.0
07’:07’’
A linda Ilha de Paquetá, bairro do município do Rio de Janeiro que hoje é acessível apenas por barca é o cenário escolhido para retratar a integração entre os agentes comunitários de saúde e os agentes de vigilância em saúde. Jorge Luiz Silva, agente de vigilância em saúde apresenta um dia típico de trabalho da equipes de agentes (ACS e AVS) em uma visita domiciliar.
A agente comunitária Janaina Vianna que atua há oito anos na Estratégia de Saúde da Família também relata as mudanças ocorridas entre o PACS (existente anteriormente) e o Saúde da Família que atualmente se desenvolve no bairro. A tutoria do PROFORMAR, Rosângela de Araújo dá o seu depoimento destacando a mudança da visão do profissional, “já está ocorrendo. Eles conseguem sair para campo e não olhar só dengue, olhar o território como um todo.”
Estação OTICS-RIO AP 2.1 – Rocinha
04’:28’’
A tutora da turma 3 do PROFORMAR-RIO na OTICS AP 2.1, Andréa Azeredo apresenta a transformação dos ACEs em AVSs com a mudança do escopo e local de trabalho, com a integração junto as Equipes de Saúde da Família. Na Clínica de Saúde da Família Santa Marta, o gerente Alfredo Gomes Ferreira fala do olhar diferenciado do AVS nas visitas domiciliares realizadas junto com os ACS. Danilo Silva Basílio, AVS do Santa Marta, em sua explanação, visita um domicílio para fechar com tela uma caixa d’água destampada, e reafirma o trabalho em conjunto com os ACS. Por fim, a ACS Jueslânia Valdemira fala da importância do trabalho de equipe, inclusive no combate a dengue, “foi maravilhoso, uma parceria maravilhosa, acho que não poderia ter sido diferente”.     

Estação OTICS-RIO AP 2.2 – Tijuca 
06’:06’’
A tutora Meryelve Negreiros relata que o PROFORMAR trouxe um pouco da discussão científica para o processo de trabalho. “Nosso trabalho era um trabalho mecânico e rotineiro, hoje ele pode ser um trabalho mais científico.” A seguir Marcelo Faleiro, agente de vigilância em saúde, que atua desde 2002, descreve sua experiência no Curso, e canta uma música que fez para o mesmo. 
Estação OTICS-RIO AP 3.1 – Penha 

08’:00’’
A tutora Fátima Virginia apresenta o Curso PROFORMAR e suas atividades. O agente de vigilância em Saúde, Alexsandre Capistrano descreve uma série de atividades desenvolvidas em seu local de trabalho no Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes em Vigário Geral, o perfil demográfico, sistema de esgoto da comunidade e seus problemas ambientais, sobre a questão da habitação, a questão da coleta de lixo. Juliana Barbosa, agente comunitária de saúde que atua junto com Alexsandre narra a estória de uma vez em que esteve com este, orientando sobre cuidados em saúde e dengue em um domicílio. Uma série de fotos ilustra a narração do AVS, enriquecendo o vídeo e demonstrando ao final, a ampliação do olhar desse importante profissional do SUS junto as equipes de Saúde da Família e a possibilidade de parcerias intersetoriais para a operacionalização de um plano de intervenção no que se refere ao principal problema apontado: a insuficiente coleta de lixo. “Eu pude aprender a ver a saúde de uma forma mais ampla”

Estação OTICS-RIO AP 3.1 – Jardim América 

07’:17’’
A locutora em “off” apresenta o Curso PROFORMAR, seus objetivos e as novas diretrizes do Ministério da Saúde para que os agentes de vigilância em saúde façam parte das equipes de saúde da família, conforme orientação da Portaria GM/MS, nº 3253 de 22 de dezembro de 2009.  O vídeo apresenta uma visita domiciliar sendo realizada pelos agentes comunitários de saúde com o agente de vigilância em saúde, Júlio César Penna no território da equipe “Renascer”. Mariana Marcial destaca que no Curso PROFORMAR, a questão da territorialização com uma visão diferenciada, a identificação dos parceiros foi muito importante para ajudar no processo de trabalho. “os nossos problemas, os problema que a gente encontra, no decorrer do nosso dia-a-dia, estes problemas não são só meus, passam a ser também de toda uma equipe”, finaliza Mariana.  



Estação OTICS-RIO AP 3.2 – Lins 


08’:00’’
A gerente da Clínica da Família Anna Nery, Cláudia Silva fala sobre o trabalho ampliado do agente de vigilância em saúde, enquanto imagens mostrando a Sala dos Agentes da referida Clínica da Família exibe um dia típico de trabalho entre agentes de vigilância em saúde e comunitários de saúde. A agente de vigilância em saúde, Iara Vieira Reis um grupo de AVS visitam um imóvel com foco de dengue, indicado pela agente comunitária de saúde, Cláudia Medeiros. Dá seu depoimento sobre o Curso PROFORMAR faz agradecimento especial a sua tutora. E conclui, “conhecimento é uma coisa que ninguém tira, salário, essas coisas, tudo pode se perder, mas o conhecimento permanece.”  Dayse Cianello, agente de vigilância em saúde, que atua em grupo de educação em saúde há cerca de cinco anos, com teatro e música, descreve que o PROFORMAR “abriu os horizontes”.


Estação OTICS-RIO AP 3.3 - Irajá 

06’:49’’
Fátima de Oliveira Fernandes, agente de vigilância em saúde do CMS Alice Tibiriçá no bairro de Irajá relata que o Curso PROFORMAR a ensinou a interagir com a comunidade, usando técnicas do planejamento estratégico, para que seu trabalho consiga responder aos problemas e necessidades de saúde da população. “Foi como se fosse uma lupa, ampliando a visão que eu tinha até então, do que é o meu trabalho de campo.” A diretora do CMS, Adriana Andrea, fala da mudança de perfil de oferta de serviços da unidade, com a inclusão de seis equipes de saúde da família, o apoio na conectividade com a Estação OTICS-AP 3.3-Irajá, as capacitações possibilitadas neste espaço e a parceria com o Curso PROFORMAR. Marcela Janaina Fernandes e Silvio Luis Correa, alunos do Curso PROFORMAR abordam o trabalho do Curso, desenvolvido no Parque Nova Esperança. “O PROFORMAR realmente abriu novos horizontes, novos caminhos (...)  fez o agente [de vigilância em saúde]  perceber que ele tem capacidade de ousar um pouco mais para tentar modificar a situação de saúde de uma determinada área ”, conclui Marcela. O vídeo termina com imagens do PROJETO Esperança Restaurada, da turma 1 do PROFORMAR de Irajá.


Estação OTICS-RIO AP 4.0 – Barra da Tijuca 

06’:59’’
A agente de vigilância em saúde Nádia Maria de Azevedo, do Centro Municipal de Saúde do Canal do Anil participa de uma reunião de equipe com os agentes comunitários de saúde de sua unidade, e planeja as ações educativas de um dia de trabalho típico na comunidade.
Eu acredito que o PROFORMAR trouxe para a minha vida profissional uma visão mais ampla da saúde”, afirma Nádia Maria de Azevedo.
A tutora Lana Cristina Cantarelli também dá seu depoimento destacando a importância de se ter uma abrangência geral de todo o território de atuação dos AVS. O vídeo finaliza com a exibição de fotos dos alunos que fizeram o Curso.

Estação OTICS-RIO AP 5.1 – Padre Miguel 

07’:22’’
O gerente técnico da Clínica da Família Olímpia Esteves, Carlos Pujol descreve como foi ter sido a primeira unidade de saúde do município do Rio de Janeiro a ter no processo de trabalho os AVS junto com os ACS nas equipes de saúde da família. Relata que inclusive foi com o olhar dos AVS que foi possível notificar casos de raiva silvestre na Serra do Barata, além de casos de leshmaniose e dos casos de dengue. Na OTICS AP 5.1 – Padre Miguel foram formados 63 AVS pelo PROFORMAR. O tutor Paulo Henrique da turma 3 do PROFORMAR relata sua vivência e contribuição profissional do Curso para sua vida. O agente de vigilância em saúde, Luis Carlos, que atua em uma equipe de saúde da família relata o que aprendeu com o PROFORMAR, e as ferramentas que pode usar no dia-a-dia de trabalho, exemplificando com a aplicação de larvicida em um domicílio. Wallace Rankini, outro AVS da Clínica da Família Olímpia Esteves dá seu depoimento sobre o Curso PROFORMAR e destaca a valorização que a Prefeitura do Rio vem dando aos servidores com o mesmo. Por fim, Bruna Bento, agente comunitária de saúde que atua junto com os AVS, afirma “hoje podemos dizer que o trabalho ficou mais completo. A própria comunidade hoje, já é mais receptiva ao trabalho. (...) agora eles [os AVS] são vistos como orientadores e educadores (...) que visam a saúde pública.”


Estação OTICS-RIO AP 5.1 – Bangu 

06’:17’’
O gerente técnico da Clínica da Família Fiorello Raymundo, Gustavo Brum Silva descreve o processo de trabalhos dos AVS com os ACS.  “Eles tem um olhar no entorno das moradias, e nós temos um olhar interno”, destaca a agente comunitária de saúde, Elizabeth Nascimento de Souza. Para o agente de vigilância em saúde, Ney da Silva Junior, “o ACS foca mais o usuário, como tomar conta para que ele não fique doente; já o AVS é mais a questão da área, para que a área não fique doente.” Márcio Rogério da Silva, outro AVS da unidade, destaca que a visão passou a abranger mais um trabalho de saúde pública, pois no passado, ele só abordava a dengue e hoje, há relatos de troca de situações de vulnerabilidade e risco entre os AVS e ACS nas equipes de saúde da família.
O vídeo termina com a apresentação de Rafaelle Fernandes de Souza, AVS, mostrando um jogo de tabuleiro para crianças e uma maquete sobre dengue que é utilizada em ações educativas durante a campanha de vacinação e nas escolas, de maneira muito criativa e inovadora.
“É bom ressaltar que a integração [entre ACS e AVS] não é de uma hora para outra, nós estamos construindo essa integração, mediante o vínculo, ao relacionamento entre os profissionais de saúde”, finaliza o AVS, Ney da Silva Júnior.


Estação OTICS AP 5.2 – Pedra de Guaratiba 

06’:03’’
O vídeo apresenta um panorama do Curso PROFORMAR, seu material didático (livros), e o total de 106 alunos formados na AP 5.2. Os depoimentos dos AVS, Adão Rosendo Amorim (PACS de Jardim Guararapes) e Agnaldo da Conceição (CMS Ana Gonzaga) relatam a experiência do Curso PROFORMAR, e a expectativa de futura formação técnica e com isso, de crescimento profissional. Além disso, destacam a importância da ampliação do olhar, pois antes ficava muito focado na questão apenas da dengue.


Estação OTICS-RIO AP 5.3 – Santa Cruz 

04’:20’’
A gerente da Clínica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho, Vanessa Meira Araújo, fala da ampliação do olhar dos agentes de vigilância em saúde com o PROFORMAR. Eduardo Duarte, agente de vigilância em saúde, descreve o processo de trabalho integrado com os agentes comunitários de saúde, “antigamente se dizia que nós dávamos somente bom-dia para o ralo”, destaca o AVS.  Carlos José da Costa, agente comunitário da mesma equipe dá seu depoimento, enfatizando a importância desse trabalho em conjunto para a população, exemplificando que com o apoio dos AVS, conseguiu chegar a setores da área do Saúde da Família que antes eram de difícil acesso.





# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário