REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

Conheçam a História do Saúde da Família nas APs


Estação OTICS-RIO AP 1.0 Centro
Sinopse:
05’:56’’
A Saúde de Atenção Primária vem sofrendo melhorias ao longo de sua existência. Profissionais que trabalham no meio desde o início assim como também a usuária, Vilma Leocadio, relatam as mudanças ocorridas nas unidades e na comunidade.
A Agente Comunitária de Saúde, Denise Costa, que atua há oito anos na Estratégia de Saúde da Família também relata as mudanças ocorridas entre o PACS (existente anteriormente) e o Saúde da Família na Ilha de Paquetá. A coordenadora da CAP 1.0, Carla Bianca, dá o seu depoimento destacando a mudança da visão do profissional, “foi um trabalho muito bem aceito pelas comunidades”.

Estação OTICS-RIO AP 2.1 Rocinha
Sinopse:
5’:54’’
Através de uma linha do tempo pode se ver quando todas os CMS’s e Clínicas da Família da AP 2.1 foram inaugurados, Lucia Ferreira – Técnica em Enfermagem do CMS Vila Canoas conta um pouco da história do caminho percorrido pela unidade desde a inauguração até os dias de hoje “... em 2011, gente nós ganhamos o titulo de aleitamento materno, gente é muito show porque era um movimento que acontecia desde 1986...”. Reniani Lami – Coordenadora de ESF da CAP 2.1 fala como está a estratégia hoje na AP “... iniciamos com 4 equipes e hoje estamos com 51 equipes...”

Estação OTICS-RIO AP 2.2 Tijuca
Sinopse:
O tema “História do Saúde da Família na AP 2.2” desenvolvido neste vídeo, exibe a história do antes e o depois do programa no CMS Carlos Figueiredo Filho, CMS Maria Augusta Estrella e na AP 2.2.
A Renata Vianna (ACS – CMS Carlos Figueiredo Filho) apresenta o local onde tudo começou e o espaço atual da unidade. A Dra. Rosângela Maia (Diretora – CMS Maria Augusta Estrella) relata o principio do programa na unidade e a inclusão de duas equipes do Saúde da Família. A Denise Almeida (Membro do DAPS – CAP 2.2) conta a história do inicio do programa na AP 2.2.
O vídeo mostra um gráfico sobre a evolução do número de Equipes de Saúde da Família e um mapa no Google Earth com a situação anterior e posterior do Saúde da Família na AP 2.2.


Estação OTICS-RIO AP 3.1 Jardim América
http://youtu.be/IRLXXyYpvXE
Sinopse:
Após conhecer o surgimento do Programa Saúde da Família, na AP 3.1, confira os relatos dos recentes profissionais da ESF e suas expectativas de trabalho nesta trajetória que já levou saúde para 2 milhões de cariocas.

Estação OTICS-RIO AP 3.1 Penha
Sinopse:
Através de entrevistas junto aos profissionais antigos da Coordenação da CAP 3.1, foi-nos informado que a primeira  equipe de Saúde da família da AP 3.1 foi o CMS Iraci Lopes em Vigário Geral. Desde então a expansão da Estratégia de Saúde da Família na AP 3.1 tem sido ascendente. Iniciamos o vídeo com imagens do Google Earth e gráficos com indicativos desse crescimento.
A seguir, a ACS Gilvaneide Alves dos Santos, relata sua trajetória de trabalho no primeiro posto de saúde criado na comunidade com a chegada da organização Médicos Sem Fronteiras em 1995. Há 16 anos atuando na unidade, a ACS fala das dificuldades, dos desafios e de como a oferta de atendimento aos usuários melhorou bastante em nossos dias. Ouvimos também o relato da ACS Mariza Moreira, que trabalha em Vigário há 13 anos junto com Gilvaneide, as duas são grandes amigas e parceiras de trabalho.
Destacamos também, entrevistas realizadas com profissionais de saúde do CMS Vila do João, uma das primeiras unidades do Complexo da Maré no Programa Saúde Presente. A enfermeira Ana Lúcia, as ACS Jacira Ribeiro e Ana Lourdes Demonel, relatam experiências emocionantes vividas na unidade.
Encerramos o vídeo com a fala de médica de família, Dra. Elizabeth Mafalda Maciel, que resume de forma brilhante o trabalho realizado pelas equipes de saúde da família.

Estação OTICS-RIO AP 3.2 Lins
http://youtu.be/1bzqU0-Ah4E
Sinopse:
Depoimentos de profissionais de saúde em três etapas da evolução da Estratégia da Saúde da Família na Área Programática 3.2, mostram que sua história evoluiu de 1 equipe em 2008, com cobertura de 0,71% para 51% da sua população, com a inauguração de 9 Clínicas de Saúde da Família durante o ano de 2011. Finaliza demonstrando a integração entre os dois modelos de atenção primária com a transformação dos CMS sem Saúde da Família para CMS modelo B, isto é, com a incorporação da Estratégia Saúde da Família.

Estação OTICS-RIO AP 3.3 Irajá
Sinopse:
"5:37"
O Coordenador da Área Programática 3.3 Alexandre Modesto inicia o vídeo falando sobre o princípio da História do Saúde da Família na área, ressaltando a criação da primeira equipe no CMS Portus Quitanda e a evolução das equipes até a atualidade. Em seguida a Gerente do CMS Augusto Amaral Peixoto friza a importância das reformas e criações de novas unidades; após a Diretora do Núcleo Saúde da Família da área Marli da Silva fala sobre a parceria com os órgãos da CAP DAPS(Divisão de Ações e Programas de Saúde), DVS( Divisão de Vigilância e Saúde) e DICA( Divisão de Informação Controle e Auditoria). Finaliza o vídeo com o Alexandre Modesto falando sobre a importânica da chegada da OTICS e o suporte que a mesma vem dando para as unidades e para as equipes de Saúde da Família.

Estação OTICS-RIO AP 4.0 Barra da Tijuca
Sinopse:
O vídeo apresenta a História da Estratégia de Saúde na Família na AP4, com depoimento de 3 profissionais de 3 Unidades que fizeram parte desta trajetória.
A profissional Ana Paula Nogueira – Médica do CMS Canal do Anil (1ª Unidade que foi implantada a ESF na AP4), inaugurada no ano de 1999, dá o seu depoimento apresentando cenas passadas da Unidade e foto da  1ª Equipe da Saúde da Família que compôs a Unidade. Afirma que hoje a Unidade apresenta 3 equipes que atendem uma população aproximadamente de 12.500 pessoas e que estas passaram a valorizar os serviços de saúde.
Em seguida,  Luciana Janeiro - Gerente da Clínica da Família Maury Alves de Pinho (Unidade inaugurada em 2011) dá o seu depoimento falando sobre a grande expectativa que a comunidade teve em relação ao surgimento da Clínica. Afirma que hoje a Clínica da Família Maury Alves de Pinho tem 100% da população cadastrada, e que o  maior desejo é o de melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento.
Por fim,  Dr.Oscarino Barreto - Gerente da Clínica da Família  Pe. José de Azevedo Tiúba (Unidade inaugurada em 2012) dá o seu depoimento falando que esta Clínica foi a primeira inaugurada no bairro de Jacarepaguá e que a mesma vem desenvolvendo um menu de atividades necessárias pra obter um boa atenção primária em saúde.

Estação OTICS-RIO AP 5.1 Bangu
Sinopse:
“3:49”
O vídeo “A História do Saúde da Família na AP 5.1" inicia com o ritmo acelerado
como é o trabalho na AP 5.1. Em 2002, a CAP 5.1 recebeu a sua primeira Equipe
de Agentes Comunitários de Saúde, nos bairros de Bangu e Padre Miguel que se
distribuíam em atender a população. Ao som do relato de ACS que participaram desta
implantação, imagens contam o cotidiano das equipes da Vila Vintém e D. Jaime, até a
inauguração das novas Clínicas da Família e ressaltando a expansão atual de 58%.

Estação OTICS-RIO AP 5.1 Padre Miguel
Sinopse:
O vídeo relata o início da Saúde Presente com os aspectos positivos que a
mesma trouxe para a nossa população.
Iniciamos com um círculo de conversa onde, a Dra. Tereza Regina, médica
da família, na Clínica da Família Olímpia Esteves e sua equipe, nos contam
a história da Saúde Presente que, lembrava muito o modelo de Cuba.
Nesse mesmo tempo, cartelas com Mapas de 2009 e 2012 das equipes e
gráfico da expansão.
Logo após, podemos ver o relato dos usuários de uma das primeiras
famílias a serem cadastradas neste programa, na Clínica da Família
Olímpia Esteves, há dois anos.
Em um segundo momento, falando já da Saúde Presente na atualidade,
cita-se a “Cegonha Carioca”, que veio para acolher as gestantes.
Seguindo, recebemos o depoimento do Professor Rodrigo Cardoso,
mostrando os benefícios da Academia Carioca para os usuários.
Terminando o vídeo com o Técnico de Enfermagem Carlos Eduardo,
falando sobre a chegada da Saúde Presente no bairro Jardim Novo com a
Clínica da Família Padre John Cribbin, mostrando a melhora na qualidade
de vida da população dessa região.

Estação OTICS-RIO AP 5.2 Pedra de Guaratiba
Sinopse:
Coordenadora da AP 5.2, Liliane Leal, apresenta um telejornal, montado em nossa Estação OTICS - Pedra de Guaratiba, falando um pouco sobre a História da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Área Programática 5.2. As informações demonstradas, visam objetivamente, o informe do crescimento da ESF nessa AP, apresentando dados numéricos que mostram um crescimento vertiginoso no em um determinado período onde se faz história na Saúde Pública.


Estação OTICS-RIO AP 5.3 Santa Cruz
Sinopse:
Neste vídeo que tem como tema a história do Programa
Saúde da Família em nossa AP 5.3, mostramos toda
a trajetória do programa em nossa área por meio de
uma narração dos fatos gentilmente cedida por uma
funcionária de nossa CAP, gráficos, imagens antigas e
atuais de algumas unidades que servem como exemplo
para demonstrarmos o avanço significativo do programa. 

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário