Unidade conta com Academia Carioca e Centro de Convivência do Idoso
A Prefeitura do Rio inaugurou nessa manhã , a 46ª Clínica da Família da cidade, no Jardim Novo, em Realengo, Zona Oeste da cidade. A Clínica da Família Padre John Cribbin fica na Rua Manoel Nogueira Sá com a Rua Frederico Faulhaber, Realengo, e é a segunda inaugurada no bairro. A unidade beneficiará 24 mil moradores da região, e com ela, o bairro de Realengo passa a contar com cobertura de 49% de Saúde da Família. Em 2009, a cobertura era de apenas 4,4%.
No espaço, funcionará a 31ª Academia Carioca da Saúde com equipamentos para melhorar a capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 6 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 46% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.
A nova unidade também vai contar com um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atendimento específico para a terceira idade com um clínico exclusivo, fazendo o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhando para um geriatra na rede, quando necessário.
A clínica contará com seis equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal, e realizará mais de duas mil e quatrocentas consultas médicas mensais; além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.
A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 3 milhões.
Sobre o Padre John Cribbin: nasceu no dia 29/10/1936, em Shanagolden, condado de Limerick, na Irlanda. Ordenou-se padre em 24/09/1961. Chegou ao Brasil em 1962 e trabalhou na Igreja de São Simão em Goiás até 1966, quando foi transferido para a paróquia de São José de Magalhães Bastos, na Zona Oeste, onde ficou até 2011. Padre John foi bastante ativo na comunidade e lutou por várias causas, como a construção de unidades de saúde na área, legalização de posses de terras e campanhas beneficentes pela construção de casas. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Carioca pela Câmara Municipal em reconhecimento pela sua luta junto à Pastoral das Favelas e às comunidades carentes do Rio. Faleceu em 10 de setembro de 2011, com 75 anos, de câncer.
0 comentários:
Postar um comentário