A Prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira, dia 29, a 48ª Clínica da Família da cidade, no bairro de Engenho da Rainha. Batizada de Clínica da Família Bíbi Vogel, a unidade é a 4ª da área dos complexos do Alemão e Penha, que contam com cobertura integral de saúde da família. Serão beneficiadas cerca de 24 mil pessoas, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal.
Com a nova clínica, as regiões do grande Méier, Inhaúma e adjacências passam a contar com cobertura de 31% de Saúde da Família. Em 2008, a cobertura era praticamente nula, de apenas 0,5%. Em toda a cidade, mais de 1,6 milhão de pessoas são atendidas pela estratégia de Saúde da Família, o que equivale a 26% da população.
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, comemora a abertura de mais uma unidade na região: “Esta clínica representa duas vitórias para a Prefeitura do Rio: primeiro por aumentar a cobertura de saúde nesta região, que era de menos de 1%, e, principalmente, por consolidar a presença do poder público com serviços de qualidade e 100% de cobertura nas áreas da Penha e do Alemão, um ano após a ocupação”, afirma.
A clínica realizará cerca de 2.400 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.
No local, funcionará a 33ª Academia Carioca da Saúde, composta por dez equipamentos para atividades físicas para os pacientes da clínica, supervisionadas por um profissional de educação física. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 7 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 68% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.
O investimento foi de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras. A unidade fica na Estrada Adhemar Bebiano, nº 3.686, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h.
Sobre a Bíbi Vogel: Sylvia Dulce Klener, mais conhecida por Bíbi Vogel era atriz, modelo, cantora e feminista. Nasceu no Rio de Janeiro em 2 de novembro de 1942 e militava em defesa dos direitos das mulheres e de causas humanitárias. Morou nos EUA e em Buenos Aires, na Argentina. Depois do nascimento de sua única filha Mayra, em 1979, Bíbi engaja-se no movimento feminista, período em que iniciou sua militância na luta em defesa da amamentação defendendo o direito da mulher em escolher por amamentar ou não seu bebê. É com esta bandeira que no ano de 1980, junto com outras feministas funda o grupo de mães Amigas do Peito. Morou também na Europa e faleceu na Argentina em abril de 2004, acometida por um câncer de estômago.
Foi homenageada pelo Ministério da Saúde, que criou o prêmio Bíbi Vogel, cuja primeira edição aconteceu em 2005. A iniciativa visa reconhecer as ações desenvolvidas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. A SMSDC ganhou o III Prêmio Bíbi Vogel por uma série de iniciativas implementadas para a promoção do aleitamento e da alimentação saudável.
0 comentários:
Postar um comentário