REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

Edital do Concurso de Blogueiros da Saúde da Família.


I CONCURSO DE BLOGS DA SAÚDE DA FAMÍLIA

DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO



A Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SUBPAV/SMSDC-RJ) lança, por meio deste edital, o I Concurso de Blogs da Saúde da Família 2011, destinado ao reconhecimento e premiação de blogs das unidades da esfera municipal com Saúde da Família do município do Rio de Janeiro (unidades tipo A e B, conforme carteira básica de serviços de atenção primária da SUBPAV).

1. OBJETIVO GERAL

Fomentar a criação e manutenção semanal de blogs das Unidades de Atenção Primária do município do Rio de Janeiro nas dez áreas de planejamento, apoiando a divulgação das ações e serviços de saúde desenvolvidos sob a gestão de diretores e gerentes de unidades do tipo A e B, envolvendo todos os profissionais que atuam nas Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

(1) Avaliar os blogs das unidades de atenção primária com o modelo de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro e instituir premiação segundo categorias pré-definidas neste edital;

(2) Facilitar a divulgação de documentos, textos, músicas, fotos, filmagens e vídeos para a população em geral, profissionais de saúde, gestores do SUS e instituições de ensino.

3. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

1) São elegíveis as unidades de atenção primária tipo A ou B com Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal com cadastro ativo no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES);

2) Unidades tipo A ou B, com blogs ou homepages localizados publicamente na rede internet por meio de uma URL (endereço eletrônico) e que configurem em padrões de interatividade por meio de postagens e comentários (registro de dados na internet), que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para as atividades desenvolvidas no âmbito da Saúde da Família e suas interrelações com as comunidades e bairros de referencia, que sigam os conteúdos mínimos estabelecidos no item 4 deste edital, inclusive considerando as logomarcas apresentadas. Cada unidade de saúde poderá concorrer com um único blog ou homepage.

4. CONTEÚDOS MÍNIMOS ESPERADOS EM CADA BLOG / HOMEPAGE

A seguir são descritos os conteúdos mínimos esperados em cada blog / homepage:

QUEM SOMOS ?

- Descrever as pessoas de cada equipe que atuam na Estratégia de Saúde da Família, sua função (ACS, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Médico, Dentista, etc);

CONHEÇA ESTA ESTÓRIA (categoria que concorre a uma categoria de premiação específica)

- Descrever, ilustrar e avaliar o atendimento de um usuário na Unidade de Saúde com Saúde da Família (pode haver revezamento entre as equipes). A cada semana/quinzena/mês uma história é escolhida e relatada no blog, desde o primeiro atendimento até os seus desdobramentos e encaminhamentos / solução quando for o caso..

COMO EU FAÇO (categoria que concorre a uma categoria de premiação específica)

- Esta seção é pautada pela valorização do profissional que atua na Estratégia de Saúde da família, composta por postagens que abordem visita domiciliar, acolhimento, atividades de grupo, cronograma de atendimento dos médicos da equipe, entre outros temas correlatos.

ACONTECEU / VAI ACONTECER

- Postagem com foto que descreve um acontecimento importante realizado na unidade, na comunidade ou na área coberta pela CF, bem como aqueles que estão agendados para ocorrerem (pode ser uma agenda mensal dos eventos). Sejam criativos !

TERRITÓRIO ONDE ATUAMOS

- Postagem com endereços e lista de ruas com CEPs dos Correios por microárea, coberta por ACS, em cada equipe no bairro em que está instalada a unidade de saúde. Informação de sua área (equipe), mapa atuação (gerado pelo GoogleMaps), microáreas atendidas.

NOSSAS METAS

- Postagem com indicadores de resultados de cada equipe de Saúde da Família e Saúde Bucal, relatório gerencial com número de atendimentos, indicadores da parte variável.

DOCUMENTOS

- Área de upload, ou seja, um endereço do 4shared para armazenamento de documentos da unidade de saúde, como o Regimento Interno, o Plano de Dengue, o Planejamento da Unidade, a Carteira de Serviços e outros documentos que a gerência / direção considere importantes.

GALERIA DE FOTOS

- Neste espaço espera-se uma área de armazenamento de fotos das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, como por exemplo com a utilização do Picasa.

FILMAGENS / VIDEOS

- Neste espaço espera-se a publicação de links para conta Youtube com filmagens ou vídeos feitos pelas equipes. Cada filmagem / vídeo não poderá ultrapassar 8 (oito) minutos e deverá conter créditos institucionais e logomarcas padrão da mesma forma que aquelas apresentadas no blog / homepage. Terá uma melhor avaliação aquelas filmagens / vídeos que apresentem legendas identificando as pessoas ou locais / ambientes. Todas as filmagens / vídeos devem ter termo de autorização para uso de audiovisual e imagens no caso de filmagens específicas (veja exemplo de termo de autorização nas Estações OTICS-RIO e também no blog exemplo deste Edital).

AGENDA

- Neste espaço espera-se a agenda da unidade, com os eventos planejados das equipes (Google Agenda).

FALE CONOSCO

- Endereço completo da unidade, mapa de localização, pontos de referência, como chegar até a unidade, telefone de contato da Ouvidoria da unidade.

5. LOGOMARCAS PADRÃO (MÍNIMAS) EM CADA BLOG / HOMEPAGE

O endereço eletrônico

http://exemplodeumblogsaudedafamilia.blogspot.com/ contém um exemplo do que poderia ser desenvolvido a partir dos conteúdos mínimos descritos no item 4, com a aplicação correta das logomarcas mínimas padrão e também estas mesmos logomarcas para download e posterior utilização nos blogs / homepages a serem criadas.

Realização:

1) SAÚDE DA FAMÍLIA (LOGO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE SE

ENCONTRA NO MODELO DE BLOG apresentado neste edital)

2) Logo opcional da Unidade de Saúde, da CAP etc

3) SAÚDE PRESENTE

4) SMSDC-RJ

5) SUS

Apoio:

1) REDE DE ESTACÕES OTICS-RIO

5. PREMIAÇÃO

Os blogs das Unidades com Saúde da Família do município do Rio de Janeiro inscritos neste edital serão avaliados por um júri composto por profissionais da SUBPAV / SMSDC-RJ, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições eleitas a critério da Comissão Organizadora do I Concurso de Blogs da Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro.

Está prevista a premiação para 1º, 2º e 3º colocados nas seguintes categorias:

(1) Melhor blog / homepage

Esta categoria avaliará integralmente cada blog/homepage, considerando os critérios que compõem as demais categorias de premiação, e as inovações apresentadas. Será o prêmio maior da cerimônia de premiação, e considerará, portanto, o “CONJUNTO DA OBRA”.

(2) Melhor conteúdo

Esta categoria avaliará a integração das ações de atenção primária com ênfase no Saúde da Família, vigilância e promoção da saúde desenvolvidas pela unidade, em particular da atuação conjunta dos agentes de vigilância em saúde e dos agentes comunitários de saúde.

(3) Melhor cobertura fotográfica

Esta categoria avaliará a utilização do recurso “fotografia” no blog / homepage na cobertura do processo de trabalho da Saúde da Família. Todas as fotos ao serem inscritas passam a ser de propriedade e uso da Rede de Estações OTICS-RIO, por conta do I Concurso de Blogs da Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro.

(4) Melhor fotografia

Esta categoria avaliará a melhor fotografia que ilustre o processo de trabalho de uma Equipe de Saúde da Família. Todas as fotos ao serem inscritas passam a ser de propriedade e uso da Rede de Estações OTICS-RIO, por conta do I Concurso de Blogs da Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro, que dará a devida autoria da mesma.

(5) Melhor cobertura audiovisual

Esta categoria avaliará a utilização do recurso “audiovisual” no blog / homepage na cobertura do processo de trabalho da Saúde da Família, a partir da publicação de links para filmagens / vídeos produzidos pela unidade e linkados no Youtube – as filmagens / vídeos devem ter duração máxima de 8 (oito) minutos. Todos as filmagens / vídeos ao serem inscritos passam a ser de propriedade e uso da Rede de Estações OTICS-RIO, por conta do I Concurso de Blogs da Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro, que dará a devida autoria dos mesmos.

(6) Melhor vídeo

Esta categoria avaliará a utilização do melhor vídeo de cobertura do processo de trabalho da Saúde da Família, a partir da publicação do link deste vídeo, produzido pela unidade e linkado no Youtube - os vídeos devem ter duração máxima de 8 (oito) minutos. Todos os vídeos ao serem inscritos passam a ser de propriedade e uso da Rede de Estações OTICS-RIO, por conta do I Concurso de Blogs da Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro, que dará a devida autoria do mesmo.

(7) Maior interatividade

Esta categoria avaliará de forma quantitativa e qualitativa os comentários postados no blog / homepage pela população em geral, abordando a Estratégia de Saúde da Familia.

(8) Criatividade

Esta categoria avaliará o blog / homepage da Saúde da Família que surpreenda o júri por sua criatividade.

(9) Conheça esta estória

Esta categoria avaliará, na seção “Conheça esta estória”, a estória mais emocionante de solução de um problema de saúde, narrada por um agente comunitário de saúde.

(10) Como eu faço

Esta categoria avaliará, na seção “Como eu faço” de cada blog / homepage, a melhor descrição de um procedimento ou ação de saúde (que poderá ser feita por postagem, música, fotos, vídeo ou todos juntos ao mesmo tempo) realizada pelo médico, enfermeiro ou cirurgião-dentista das equipes de Saúde da Família da unidade de saúde.

A Cerimônia de Premiação será realizada no final de 2011. O local e data serão divulgados posteriormente pela SUBPAV / SMSDC-RJ a todos os inscritos, conforme email registrado na ficha de inscrição fornecida no momento de submissão do endereço eletrônico que hospeda o blog / homepage.

6. INSCRIÇÕES

A inscrição será feita pelo diretor / gerente da unidade, apenas pelo endereço na internet: 
https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFdra2NOOGxLeVZlZkRCZnBQOGdjM2c6MQque contem o link para o formulário com a ficha de inscrição no período de 13 de Junho a 30 de Setembro de 2011, sendo apenas uma inscrição por unidade de saúde tipo A ou B.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

O email cadastrado na ficha de inscrição é o único meio de comunicação oficial a ser utilizado entre a Comissão Organizadora e a Unidade inscrita, isto é, qualquer comunicação formal deve ser feita entre o email cadastrado pelo diretor / gerente e o email: comissaoorganizadorasf2011@gmail.com

A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de resolver as demais questões e dúvidas não explicitadas neste Edital.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário