REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

A Coordenação da Rede de Estações OTICS-RIO / SUBPAV lançou na OTICS da Rocinha, em 1º de julho, a primeira coletânea de vídeos da Série “Rede de Estações OTICS-RIO apresenta...” do ano de 2011.

  
A Coordenação da Rede de Estações OTICS-RIO / SUBPAV lançou na OTICS da Rocinha, em 1º de julho, a primeira coletânea de vídeos da Série “Rede  de Estações OTICS-RIO apresenta...” do ano de 2011.

O conjunto de 12 vídeos do mês de julho versou sobre a mudança na atenção primária em saúde na vida da população carioca usuária do SUS.
Veja a sinopse e assista aos vídeos abaixo.

Conheça os outros vídeos desta e de outras Séries realizadas pela SMSDC-RJ em: http://www.youtube.com/smsdcrj

SINOPSE DOS VÍDEOS DE JULHO

Temática: O que mudou na atenção primária com o Programa Saúde Presente.

Foco principal dos vídeos: todos os atores do SUS: gestores, gerentes, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde


Estação OTICS-RIO AP 1.0 – OTICS-RIO Tijuca apoiando a AP 1.0

04’:53’’
A diretora da Clínica da Família Dona Zica, Elisiene Goulart fala sobre o processo de trabalho da unidade. Também, o cirurgião-dentista Luiz Felipe Freire fala do vínculo com a comunidade no Saúde da Família que é muito maior do que tradicionalmente ocorre no atendimento tradicional. As agentes comunitárias Vanessa Menezes e Leila Souza falam que anteriormente não havia médico na unidade antiga, funcionando o PACS, e que com a Clínica Dona Zica, o médico vai a casa das pessoas. Ao final do vídeo, uma visita domiciliar é acompanhada na casa da Sra Nadir.

Estação OTICS-RIO AP 2.1 – Rocinha

04’:24’’
Valquíria Couto, enfermeira da equipe Vila do CMS Albert Sabin fala do trabalho com a equipe entrosada a favor do usuário, e não somente visitando curar, a prevenção é fundamental. Uma visita domiciliar é realizada na área de abrangência do CMS, para o monitoramento de pressão e glicemia capilar de um paciente acamado. Márcia Lourenço, mãe do paciente visitado afirma que anteriormente era muito difícil sair e descer as escadas com seu filho acamado para atendimento médico. O gerente do CMS apresenta a unidade, reformada e equipada recentemente. Maria Magna de Oliveira, usuária do CMS dá seu depoimento sobre o atendimento pessoal e de sua família. Maria Edileusa Braga, conselheira distrital de saúde da AP 2.1, fala da facilidade de atendimento da população com a visita dos agentes comunitários e o a possibilidade de agendamento de consultas médicas. Paula Travassos, coordenadora da CAP 2.1 fala sobre o Saúde Presente e a atenção primária no centro da atenção a saúde.

Estação OTICS-RIO AP 2.2 – Tijuca

04’:55’’
O médico Daniel Tuig e a enfermeira Nelia de Oliveira apresentam a primeira reunião dos agentes comunitários de saúde do CMS Maria Augusta Estrella, no bairro de Vila Isabel, que passou a contar com equipes completas de Saúde da Família a partir de julho de 2011. Também duas agentes comunitárias relatam a expansão de cobertura do bairro que anteriormente possuía no Parque Vila Isabel um pequeno numero de moradores cadastrados e acompanhados. Também o depoimento de Jilmara e Altamiro, conselheiros distritais que atuam em Vila Isabel, também destacam a questão da acessibilidade geográfica a unidade de saúde existente atualmente e as expectativas com a expansão de cobertura.

Estação OTICS-RIO AP 3.1 – Penha

05’:00’’
O médico da família Cyro Mendes, da Clínica da Família Felippe Cardoso, na Penha, descreve as ações e serviços de saúde ofertados nesta unidade de saúde. A agente comunitária de saúde Ana Manso da equipe Aparecida apresenta a ficha A do SIAB que é registrada após a coleta em cada domicílio, em prontuário eletrônico. Sobre a Clínica da Família Felippe Cardoso, conclui “está sendo um marco, é um ícone aqui dentro na nossa comunidade.” A usuária Edilaine Rosa Fernandes fala sobre o início do seu pré-natal na unidade. Por fim, Nereu, conselheiro municipal de saúde, fala sobre destaca ser de suma importância por ter a porta aberta da unidade para o atendimento a população na questão da saúde.  


Estação OTICS-RIO AP 3.1 – Jardim América

05’:52’’
Denilda Duarte Roque, agente comunitária de saúde apresenta seu local de trabalho, a Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira. José Severino da Silva, usuário da unidade, menciona que levou apenas 30 minutos para ser atendido pelo médico. Uma visita domiciliar também é apresentada pela técnica de enfermagem Andréia Campos e a agente comunitária de saúde Suzane da Silva. O agente de vigilância em saúde José Gomes fala da questão do território de abrangência da Clínica. Allan Pereira apresenta a Sala dos Agentes. Por fim, Fernanda Pereira Azambuja conversa com usuários da Academia Carioca da Saúde. Iracema Gomes da Silva, Conselheira Distrital de Saúde da AP 3.1 finaliza descrevendo as ações da Clínica.  
 
Estação OTICS-RIO AP 3.2 – Lins de Vasconcellos

07’:51’’
A abertura musicada, apresenta a primeira Clínica da Família da AP 3.2 inaugurada em 11 de janeiro de 2011, Herbert de Souza. Maria Angélica de Souza, presidente do Conselho Distrital da AP 3.2, fala do grande diferencial da Clínica da Família no entendimento da população do que é o Saúde da Família. A médica da família Silvia Melo fala do cuidado de grupo, da importância e da função de cada membro de uma equipe de saúde da família no acolhimento das famílias. A usuária Bárbara fala sobre seu atendimento recebido na unidade, e que antes, quando precisava, procurava direto um hospital. Fala da continuidade do cuidado que tem tido com sua gravidez e seu pré-natal e, mais recentemente, com sua avó de 106 anos. A técnica de enfermagem descreve um procedimento que foi realizado para curar a ferida de um usuário. Maria de Nazaré, da equipe Luther King, atua como ACS e é acompanhada na própria Clínica com seu problema de hipertensão que se mantém controlada. Renanda Cabral Gonçalves, gerente da Clínica, descreve as ações desenvolvidas nas comunidades do Maracá e Juramento.

Estação OTICS-RIO AP 3.3 – Irajá

05’:45’’
O Centro Municipal de Saúde Alice Toledo Tibiriçá é apresentado no inicio desse vídeo. O usuário Thiago Ramos fala da experiência dos novos serviços de atenção primária em saúde, o prazer de receber em sua residência, os agentes comunitários de saúde. Josias Corrêa, presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.3 dá seu depoimento, e destaca a dificuldade de fixação de médicos nesta AP. A inauguração pelo Prefeito Eduardo Paes, das Clínicas da Família Josuete Sant’anna de Oliveira (10/06/2011), Maria de Azevedo Rodrigues Pereira (30/06/2011) e Epitácio Soares Reis (05/07/2011) também são apresentadas nesse vídeo.

Estação OTICS-RIO AP 4.0 – Barra da Tijuca

05’:31’’
Luciana Janeiro Silva gerente da Clínica de Saúde da Família Maury Alves de Pinho, localizada no Conjunto Bandeirantes no bairro de Vargem Grande. João de Deus, usuária da Clínica fala sobre a importância de ter uma unidade de saúde próximo a sua casa, e o fato de ter conseguido controlar sua pressão arterial com a ajuda da mesma. Neuza Maria Correa, conselheira distrital de saúde da AP 4.0 há oito anos, descreve a importância da nova unidade; a médica Kamyla Carvalho, que atua na unidade desde sua inauguração em fevereiro de 2011, fala que a população passou a ter uma sistema mais personalizado. Simone da Conceição, que mora próximo a unidade fala dos benefícios da nova Clínica para sua comunidade. 

Estação OTICS-RIO AP 5.1 – Bangu

07’:45’’
A história da construção da Clínica da Família Fiorello Raymundo em Bangu é demonstrada em excelente montagem em suas etapas, desde a implosão do antigo prédio do INSS, a localização no Google Earth da futura construção e a fachada da atual unidade. Um grupo de profissionais da Clínica dá seu depoimento falando sobre como tem sido a recepção e o atendimento da população, além das ações e serviços de saúde disponíveis no local. Ludugério Antônio da Silva, presidente do Conselho Distrital da AP 5.1 inicia seu depoimento, destacando que antes existia o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, e que considera fundamental para a sociedade a Clínica da Família, o acolhimento e o Conselho Gestor da unidade. Terezinha Rosalina da Rosa, usuária da unidade, destaca a importância do atendimento próximo de sua residência. Já Arlene de Paula Silva, afirma, “... já moramos aqui há 40 anos, nunca teve nada assim de bom. Agora é que apareceu essa coisa boa pra gente, principalmente pra mim, que já moro há 40 anos (...) e quanto a gente está pensando, encontra uma delas, aí fala ‘pois é perdi a consulta... Dona Arlene, não vai amanhã ? Amanhã é dia de seu médico´. Quer dizer, isso não é uma coisa bacaninha ?  Isso é bacana, eu acho né, principalmente pra gente que já somos de idade e precisamos de mais uma atençãozinha”

Estação OTICS-RIO AP 5.1 – Padre Miguel

07’:54’’
A conselheira distrital de saúde da AP 5.1, Heloiza Ximenes fala da importância do Saúde da Família. Claudio Vieira, também conselheiro distrital destaca o acompanhamento do pré-natal, das crianças em puericultura, e outro benefício destacado é a implantação das Academias Cariocas de Saúde. Flávia, fisioterapeuta do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), fala da importância do trabalho em equipe. A usuária da Clínica da Família Olímpia Esteves, Jussara Vieira fala das ações e serviços de saúde que conseguiu junto a unidade. Edmilson Júnior, professor de educação física da Clínica da Família Olímpia Esteves também dá seu depoimento, destacando seu diferencial, “estar instalado dentro de uma unidade de saúde.”

Estação OTICS-RIO AP 5.2 – Pedra de Guaratiba

04’:53’’
O vídeo inicia com pesquisa histórica do caos da saúde no Brasil, com diversas imagens que relatam essa situação. De repente, corta e aparece a agente comunitária Monica Linoneza da Clínica da Família Hans Dohmann no bairro de Guaratiba, descrevendo seu processo de trabalho. Emanuele Faria, usuária da unidade, relata seu atendimento durante a gravidez. Sua médica de família, Maria Cândida, descreve as ações realizadas pela unidade, o acompanhamento no domicílio, “é um atendimento de qualidade, e não de quantidade”, finaliza a médica.

Estação OTICS-RIO AP 5.3 – Santa Cruz

05’:01’’
A Clínica da Família Lourenço de Mello no bairro de Paciência foi a escolhida para esse vídeo. Karla di Cássia, enfermeira da Clínica dá seu depoimento, afirmando que antes a demanda era totalmente hospitalar e agora são feitos atendimentos e saúde preventiva. Os usuários Amanda de Brito e Márcio de Oliveira Estevão descrevem sua experiência de terem sido bem recebidos na unidade e resolvido seus problemas de saúde. Zeni Fernandes, conselheira distrital da AP 5.3 relata que essa é uma área muito carente e que precisava de uma “saúde de verdade, uma saúde presente”.





# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário