Após a abertura da mesa, foi dado início ao tema Formação de Médicos para atuação na APs no Brasil e no Mundo, sendo coordenada pelo Dr. Nulvio Lermen e apresentada pelo Diretor de Pesquisa e Pós Graduação Lato Sensu da SBMFC , Dr. Daniel Knupp , Presidente da Sociedade Uruguai de Medicina de Familiar e Comunitária , Drª Jaqueline Ponzo , Sociedade Espanhola de Medicina Familiar, Dr. Luis Aguilera Garcia , o Vice Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar ,Dr. Rui Arthur Coutinho Silva Nogueira e como debatedor o Dr. Felipe Proenço do Ministério da Saúde.
Dr. Nulvio Lermen Junior , Dr. Daniel Soranz e Dr. Felipe Proenço .
Dra. Jaqueline Ponzo , Dr. Daniel Knupp , Dr. Nulvio Lermen , Dr. Luis Aguilera Garcia , Dr. Rui Arthur Coutinho Silva Nogueira
Dra. Jaqueline Ponzo, Presidente da Sociedade Uruguai de Medicina de Familiar e Comunitária
Dr. Luis Aguilera Garcia da Sociedade Espanhola de Medicina Familiar
Dr. Rui Arthur Coutinho Silva Nogueira vice presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, e como debatedor o Dr. Felipe Proenço do Ministério da Saúde.
Na parte da tarde, desta sexta-feira, foi dado início às temáticas para residentes. Na Sala A houve discussões sobre estágios secundários: quando são necessários e quais, possíveis focos para R3 (rural, preparação para preceptoria, áreas focais),como potencializar a residência como espaço para produção científica (articulação com a Revista Brasileira de MFC), como dar visibilidade e especialidade e valorizar a residência em MFC a partir do papel de residente. (Importância da participação do Residente nas Sociedades Estaduais e Nacionais, diretoria como articuladora de estágios opcionais dentro e fora do País, participação no grupo Waynakay e articulação com o movimento Vasco da Gama).
GRUPO 2 - Possíveis focos para R3 (rural, preparação para preceptoria, áreas focais)
Na sala B houve a temática com os preceptores, com a apresentação sobre habilidades e competências do Médico de Família e Comunidade por Daniel Knupp. Temáticas apresentadas: Inserção no Serviço - Coordenada pelo Leonardo Graever, Didática – Coordenada pelo Dr. Alfredo de Oliveira Neto e Avaliação - Coordenada pelo Doutor Adelson Guaraci Jantsch.
Inserção no Serviço - Coordenada pelo Leonardo Graever
Didática – Coordenada pelo Dr. Alfredo de Oliveira Neto
Avaliação - Coordenada pelo Doutor Adelson Guaraci Jantsch.
Na Sala C houve a temática com os Coordenadores, com a apresentação da Residência em Medicina de Família e Comunidade no Brasil e suas perspectivas por Felipe Proenço - SGTES / Ministério da Saúde. Temáticas apresentadas: Estratégicas para expansão do número de vagas, Estratégicas para preenchimento das vagas e Estratégicas para garantia de preceptoria qualificada.
A Equipe SBMFC realizou uma visita técnica na Clínica da Família Padre José Tiúba de Azevedo para os Residentes conhecerem a estrutura das unidades de saúde do Município de Rio de Janeiro.
O encerramento do primeiro dia contou com a apresentação da Banda Empenha, formada por Preceptores da Residência em Medicina de Família e Comunidade.
O segundo dia do I Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade houve a continuação e apresentação dos Resultados das Plenárias Satélites.
0 comentários:
Postar um comentário