REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

Anote na agenda: 06 e 13 de dezembro - Campanha Antirrábica 2014




A Vigilância Sanitária, através do Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho,divulga a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal para cães e gatos, que acontecerá nos dias 06 e 13 de dezembro, sábado.








A vacina é gratuita e será aplicada na porta dos Centros Municipais de Saúde, Clínicas da Família e Policlínicas selecionadas, além das unidades municipais de medicina veterinária e zoonoses. A estimativa deste ano é vacinar mais de 450 mil animais, mais do que em 2013, quando foram vacinados em torno de 431 mil. Os postos vão ficar abertos de 8h às 17h.









A campanha será feita apenas nos dois primeiros sábados de dezembro, mas a vacinação continua na Unidade Municipal de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, que fica na Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, e no Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz.





Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição. dezembro. Serão 121 unidades de saúde vão receber postos de vacinação para cães e gatos. As doses são para o combate à raiva, doença que está extinta há mais de 25 anos no Rio, mas que ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.





A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo


transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.





Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve-se lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá a vacina ou o soro. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.





Os endereços dos postos de vacinação poderão ser consultados no sitewww.rio.rj.gov.br/web/sms ou pelo telefone 1746.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário