REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

Orientação e cuidados Para prevenção de doenças em situações de chuva.


Orientações e cuidados para prevenção de doenças em situações de chuvas fortes, enchentes e/ou alagamentos





   Na ocorrência de chuvas fortes, enchentes e/ou alagamentos, as águas provenientes das mesmas podem se misturar com o esgoto, urina de rato e sujeira das ruas. Um momento crítico ocorre após a diminuição das chuvas, pois as águas baixam e a lama acumula um grande número de micro-organismos.







  Ao entrar em contato com água contaminada durante uma enchente a população fica sujeita a doenças, como diarreia, febre tifoide, hepatite A, leptospirose, podendo ainda sofrer acidentes com animais peçonhentos.



























PERÍODO DE INCUBAÇÃO PARA AS PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS APÓS ENCHENTES


Diarreias – Depende do agente etiológico envolvido


Febre Tifoide - 1 a 3 semanas (em média 2 semanas)


Hepatite A: 15 a 45 dias (em média 30 dias)


Leptospirose: 1 a 30 dias (em média 5 a 14 dias)






    É importante que a população fique atenta até 45 dias após o contato com as águas contaminadas. Caso apareça algum sintoma como febre, dor de cabeça, vômito, dor no corpo, diarreia e outros, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação médica.





   Para identificar a unidade de saúde mais próxima, pode-se consultar o site http://www.subpav.org/ondeseratendido/ ou ligar para o número 1746.





     Em casos de acidentes por animais peçonhentos as unidades de saúde municipais de referência são:







ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS


Hospital Municipal Lourenço Jorge


Av. Ayrton Senna, 2000 - Barra da Tijuca,


Tel.: 3111-4653 (Acolhimento 24h) / 3111-4765 (NVH) / 3111-4612 / 4611 (Direção)


Instituto de Pesquisa Evandro Chagas


Av. Brasil nº 4.365 – Manguinhos


Tel.: 3865-9549 (Farmácia -Plantão), 3865-9518 (Farmácia até às 18h), 3865-9124 (CRIE)


Hospital Municipal Pedro II


Rua do Prado,325 - Santa Cruz


Tel.:3365-0300 - Ramal 279 (NVH) / 3365-5201 (Geral)









Água Sanitária X Hipoclorito de Sódio





A Água Sanitária é um produto obtido pela diluição de Hipoclorito de Sódio em água (proporção de 1 para 5) e estabilizado com cloreto de sódio (sal de cozinha). Esse produto é destinado à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral.


A Água Sanitária contém entre 2,0 a 2,5% de cloro ativo e, portanto, deve ser utilizada para desinfecção de água/alimentos, locais e superfícies afetadas, caixa d'água ou cisterna. Não use Água Sanitária com alvejante ou com perfume.





O mais importante é prevenir! Saiba o que fazer para evitar o contato com água contaminada:





A limpeza dos locais afetados deve ser feita sempre com botas de cano alto ou botinas com perneiras, bem como luvas de raspa de couro ou mangas de proteção. Não havendo disponibilidade desses equipamentos podem ser utilizados sacos plásticos duplos para proteção de mão, braços, pé e pernas. Lavar chão, paredes e roupas atingidas pela água da enchente com sabão e água. Por fim para desinfecção utilizar água sanitária na proporção de 400 ml para 20 litros de água limpa.





Não consuma água sem tratamento ou de procedência duvidosa! É preciso ter cuidado com a água que será usada para beber. Na indisponibilidade de água tratada (rede pública), saiba o que fazer para garantir o consumo de água segura:





- Toda água para consumo deve ser primeiramente filtrada com coador de papel, pano limpo ou um filtro doméstico;


- Depois a água deve ser fervida. Somente com a fervura da água, serão eliminados vírus, bactérias e parasitas causadores de doenças.


- Caso não seja possível ferver, outra opção é utilizar água sanitária. Para cada litro de água, adicione 02 (duas) gotas de hipoclorito de sódio (2,5%) e deixe descansar por 15 minutos.


- Mantenha os recipientes para armazenamento de água sempre limpos e bem fechados.





Se o seu reservatório de água (caixa d'água ou cisterna) foi contaminado, saiba o que fazer para limpá-lo:


- Primeiro, deve-se esvaziar o reservatório e limpar o seu interior com panos, esponjas e escovas, mas sem utilizar sabão, detergente, ou outros produtos de limpeza.


- Em seguida, encha o reservatório e adicione água sanitária deixando-a agir por 02 (duas) horas. A quantidade adequada é de 01 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água.


- Por fim, é só esvaziar e encher a caixa novamente, e está pronta para uso.





Os alimentos também merecem um destaque na lista de cuidados a serem tomados. Sua contaminação acontece justamente no contato com a água contaminada. Saiba o que fazer para garantir o consumo seguro de alimentos:





- Os alimentos devem ser selecionados antes de serem consumidos;


- Qualquer alimento que tenha tido contato direto com a água contaminada deve ser descartado;


- Os produtos industrializados que estiverem em embalagens resistentes, intactas e lacradas – e que não sejam de plástico, papelão ou papel – devem ser higienizados também com água sanitária. Recomenda-se 02 (duas) colheres de sopa de água sanitária diluídas em 01 litro de água;


- Lavar corretamente as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos e depois de manipular alimentos crus (carnes cruas, frutas, verduras e legumes sem desinfecção);


- As frutas, verduras e legumes que entraram em contato com a água de enchente devem ser descartadas. As demais devem ser selecionadas (retirar as partes deterioradas), lavadas, colocadas de molho em água clorada (01 colher de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) para 1 litro de água) por 10 minutos e enxaguadas em água correntes, deixando secar naturalmente.


- Lavar e desinfetar todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos com sabão e água. Deixe de molho em água fervida em recipiente limpo, contendo 02 (duas) colheres de sopa de água sanitária por 01 litro de água limpa por 15 minutos. Deixe somente escorrer para secar.





Dê o destino adequado ao lixo. Não jogue lixo em esgotos, córregos e terrenos baldios, pois além de atrair roedores, dificulta o escoamento das águas agravando o problema das inundações.





Relembrando o uso da Água Sanitária:













Atividade


Água sanitária


(hipoclorito de sódio 2,5%)


Água


Tempo de descanso


Limpeza de pisos, paredes e bancadas


400 ml (02 xícaras de chá).


20 L (01 balde)


30 minutos


Limpeza de caixas d`água


01 L


1000 L


02 horas


Água para beber


02 gotas


01 L  de água filtrada


15 minutos


Limpeza de frutas, verduras e legumes


01 colher de sopa


01 L de água


10 minutos


Limpeza de utensílios domésticos / embalagens de alimentos


02 colheres de sopa


01 L de água


15 minutos




Fonte: Cartilha do Ministério da Saúde – Saiba como agir em enchentes – Janeiro/2011. 












# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário