REDE OTICS RIO

Rua Evaristo da veiga , 16 - 4º andar - Centro Rio de Janeiro, RJ
Tel: 2210-5051

VISITANTES ONLINE

Prefeitura inaugura Clínica da Família de número 50



Nova unidade homenageará o cantor Cazuza, vítima de Aids

 A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro, a Clínica da Família de número 50 da cidade, chegando a uma cobertura de mais de 26%, ou 1,65 milhão de cariocas com atendimento pela Estratégia de Saúde da Família. A unidade, que funcionará em Guaratiba, está sendo inaugurada na semana em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), e seu nome homenageia Agenor de Miranda Araújo Neto, “Cazuza”, um dos maiores ícones da música brasileira. Cazuza morreu em 1990, vítima do HIV.


A unidade é á 24ª da Zona Norte, confirmando a região como a que mais concentra as novas clínicas da família em toda a cidade. Ao todo, serão cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.


A clínica realizará cerca de 2.400 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos. 


No local, funcionará também a 35ª Academia Carioca da Saúde, composta por dez equipamentos para atividades físicas para os pacientes da clínica, supervisionadas por um profissional de educação física. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 7 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 68% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos. 


O investimento foi de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras. A unidade fica na Rua Estrada no Mato Alto, s/nº - Guaratiba, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h. 

Ao Fundo Subsecretário , Dr. Daniel Soranz,  a frente Prefeito  Eduardo Paes e Lucinha Araújo mãe de Cazuza e que administra a sociedade Viva Cazuza

Além das atividades educativas que acontecem nas unidades de saúde e que integram as ações da Prefeitura do Rio em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a SMSDC oferecerá neste sábado, dia 03, testes para detecção de HIV e sífilis em 185 postos de saúde e clínicas da família de toda a cidade. A ação faz parte da campanha "Fique Sabendo", e é a maior já feita por um município no país. A expectativa é realizar cerca de 30 mil testes somente no sábado. Atualmente, 20.771 pessoas soropositivas estão inscritas no Programa de DST/Aids da Prefeitura, recebendo acompanhamento médico e assistência farmacêutica.

Sobre Agenor de Miranda Araújo Neto: Mais conhecido como Cazuza, Agenor nasceu no dia 4 de abril de 1958. Cantor e compositor brasileiro, ganhou fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico. Descobriu que era portador do vírus HIV em 1987. Em fevereiro de 1989, o cantor declarou publicamente que era soropositivo, ajudando assim a criar consciência em relação à doença e aos efeitos dela. Ele foi a primeira personalidade a divulgar que estava com a doença. Em julho de 1990, Cazuza morreu, aos 32 anos, por um choque séptico causado pela Aids.
 

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário